Descubra quais são os fatores que o Google leva em
consideração para calcular o posicionamento das páginas do seu blog ou
site nos resultados da busca. Isso pode ajudá-lo a conquistar posições
valiosas!
O assunto SEO (Search Engine Optimization - Otimização para ferramentas de busca) provavelmente não é novidade para você. Se estou falando grego, saiba que tratam-se de técnicas que você pode - e deve! - usar em seu blog para que seus artigos fiquem bem posicionados nos resultados do Google e outros buscadores.
Uma das grandes dificuldades em se trabalhar com SEO é que o Google não
divulga de forma clara e exata quais são os critérios que ele utiliza
para posicionar bem uma página em seus resultados. Em vez disso, ele
divulga diretrizes de qualidade
que os donos de sites e blogs devem seguir. Pela lógica, se você tiver
uma página de qualidade, ficará bem posicionado. Dá para entender porque
isso é feito assim: se os critérios fossem divulgados, provavelmente
muitas pessoas fariam de tudo para enganar o Google e colocar seus
resultados antes dos demais.
Na prática, os profissionais especializados em SEO já conduzem estudos
há muito tempo para tentar descobrir esses fatores. Recentemente, a
empresa Search Metrics divulgou em seu blog o artigo aqui
(algo como “Os Fatores de Ranqueamento - Correlações do Ranking de 2013
para o Google nos EUA”). Trata-se de um estudo aprofundado, cujo
resultado mostra quais são os fatores que o Google leva em consideração
ao determinar o posicionamento do ranking.
As análises mais importantes
Algumas conclusões muito importantes em destaque:
1. O número de backlinks continua tendo grande importância.
Isso significa que continua sendo essencial obter backlinks de qualidade para o seu blog. Vale o alerta que deixei no artigo Google alerta novamente sobre os perigos dos backlinks não naturais: backlinks comprados ou pedidos não têm o mesmo efeito positivo, e podem inclusive ser prejudiciais ao seu blog.
2. Palavras chave no domínio e na URL perderam a relevância
Antigamente, ter as palavras chave que você deseja otimizar no endereço
do seu domínio ou da postagem contavam muito para o Google. Atualmente, o
seu impacto é muito menor. Essa é uma boa notícia: significa que você
pode ter páginas bem posicionadas mesmo para temas que não estejam na
URL do seu blog.
3. Qualidade e diversidade são importantes com relação ao conteúdo
A qualidade do texto sempre será importante para fins de SEO. E não há
uma “receita mágica” em termos de tamanho do texto ou fatores similares.
Um dado interessante é que artigos com imagens normalmente são mais bem
ranqueados do que os que não as têm.
4. Fatores “on page” continuam sendo importantes
A existência da metatag “description” e uma estrutura adequada de heading tags
(especialmente as tags H1 e H2) continuam sendo fatores importantes de
ranqueamento. Também continua importante citar as palavras chaves no
decorrer do texto.
5. Os sinais sociais estão relacionados a páginas bem ranqueadas
Uma conclusão é clara: páginas bem ranqueadas possuem maior divulgação
em redes sociais. Embora isso não signifique que o compartilhamento seja
determinante para o ranqueamento, parece existir algum efeito nesse
sentido.
Conclusão
Considerei o estudo bastante interessante. Embora os fatores principais
continuem sendo os mesmos (especialmente os backlinks) é interessante
ver que o Google não dá mais valor para as palavras chave na URL da
página.
E você, o que achou do artigo? Viu alguma informação importante que deseja compartilhar? Deixe um comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários não serão postados se:
Conter palavras de baixo calão;
Assuntos diferentes;
Anúncios ou span;
Obrigado