terça-feira, 9 de setembro de 2014

Fatores importantes para o Google ranquear bem seu site

otimização para mecanismo de buscasDescubra quais são os fatores que o Google leva em consideração para calcular o posicionamento das páginas do seu blog ou site nos resultados da busca. Isso pode ajudá-lo a conquistar posições valiosas!


O assunto SEO (Search Engine Optimization - Otimização para ferramentas de busca) provavelmente não é novidade para você. Se estou falando grego, saiba que tratam-se de técnicas que você pode - e deve! - usar em seu blog para que seus artigos fiquem bem posicionados nos resultados do Google e outros buscadores.





Uma das grandes dificuldades em se trabalhar com SEO é que o Google não divulga de forma clara e exata quais são os critérios que ele utiliza para posicionar bem uma página em seus resultados. Em vez disso, ele divulga diretrizes de qualidade que os donos de sites e blogs devem seguir. Pela lógica, se você tiver uma página de qualidade, ficará bem posicionado. Dá para entender porque isso é feito assim: se os critérios fossem divulgados, provavelmente muitas pessoas fariam de tudo para enganar o Google e colocar seus resultados antes dos demais.



Na prática, os profissionais especializados em SEO já conduzem estudos há muito tempo para tentar descobrir esses fatores. Recentemente, a empresa Search Metrics divulgou em seu blog o artigo  aqui (algo como “Os Fatores de Ranqueamento - Correlações do Ranking de 2013 para o Google nos EUA”). Trata-se de um estudo aprofundado, cujo resultado mostra quais são os fatores que o Google leva em consideração ao determinar o posicionamento do ranking.



As análises mais importantes


  Algumas conclusões muito importantes em destaque:



1. O número de backlinks continua tendo grande importância.

Isso significa que continua sendo essencial obter backlinks de qualidade para o seu blog. Vale o alerta que deixei no artigo Google alerta novamente sobre os perigos dos backlinks não naturais: backlinks comprados ou pedidos não têm o mesmo efeito positivo, e podem inclusive ser prejudiciais ao seu blog.



2. Palavras chave no domínio e na URL perderam a relevância

Antigamente, ter as palavras chave que você deseja otimizar no endereço do seu domínio ou da postagem contavam muito para o Google. Atualmente, o seu impacto é muito menor. Essa é uma boa notícia: significa que você pode ter páginas bem posicionadas mesmo para temas que não estejam na URL do seu blog.



3. Qualidade e diversidade são importantes com relação ao conteúdo

A qualidade do texto sempre será importante para fins de SEO. E não há uma “receita mágica” em termos de tamanho do texto ou fatores similares. Um dado interessante é que artigos com imagens normalmente são mais bem ranqueados do que os que não as têm.



4. Fatores “on page” continuam sendo importantes

A existência da metatag “description” e uma estrutura adequada de heading tags (especialmente as tags H1 e H2) continuam sendo fatores importantes de ranqueamento. Também continua importante citar as palavras chaves no decorrer do texto.



5. Os sinais sociais estão relacionados a páginas bem ranqueadas

Uma conclusão é clara: páginas bem ranqueadas possuem maior divulgação em redes sociais. Embora isso não signifique que o compartilhamento seja determinante para o ranqueamento, parece existir algum efeito nesse sentido.


Conclusão


Considerei o estudo bastante interessante. Embora os fatores principais continuem sendo os mesmos (especialmente os backlinks) é interessante ver que o Google não dá mais valor para as palavras chave na URL da página.





E você, o que achou do artigo? Viu alguma informação importante que deseja compartilhar? Deixe um comentário!


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